Spa Carumbé Serra do Cipó – Luz Orgânica

Trata-se de um spa localizado em meio a uma cadeia de serras, em uma região de muita vegetação e grandes cachoeiras.Este projeto foi todo executado em leds nas áreas de piscina, jacuzzi , ofurô e jardins Trata-se de uma arquitetura campestre, com detalhes de madeira rústica e pedras artificiais, que conferem ao espaço uma ambientação muito peculiar e especial.

O projeto de paisagismo definiu jardins verticais ao longo da grande parede de pedras. Por tratar-se de uma piscina coberta e aquecida, procurei dotar esta parede de pedras com grande luminosidade , em contraponto com a beira da piscina que deixei mais sombreada, para possibilitar maior privacidade aos usuários.

Para tornar o visual do enorme telhado mais leve e aludindo às montanhas locais, desenhei –as através da luz, trabalhando em ritmo sinuoso ao longo estrutura do telhado . Toda a rusticidade também foi explorada através da utilização da luz nas estruturas de madeira de reflorestamento utilizadas na construção.

Por tratar-se de um espaço onde o lúdico é fundamental na materialização do conceito, os leds em cor azul foram utilizados para enfatizar este aspecto. A iluminação dos pilares de madeira também trouxe um aspecto agradável e cenográfico aos ambientes.

O ofurô recebeu parede em textura rústica em tom de cinza e por isso neste caso os leds foram utilizados em 5000 K. Nas paredes de madeira os leds voltam a temperatura de cor de 3000 K, aliados a doce luz das velas.

A proposta para este projeto consistiu em criar ambientes extremamente agradáveis e confortáveis, que proporcionassem o máximo de sensação de relaxamento, inclusive visualmente. Além disso, houve a preocupação em criar um projeto adequado às posturas de sustentabilidade e de eficiência energética.

Este projeto foi complexo dentro da proposta de que deveria atender a fatores de orçamento, bem como pela busca por criar ambientação encantadora e suave, que proporcionasse conforto, porém com nível de qualidade de iluminamento. O conceito deste projeto foi desenhar o lúdico, proporcionando aos usuários a sensação de magia e sonho.

Houve muita sintonia com a arquitetura, especialmente por ter se conseguido enfatizar a rusticidade através de uma luz que proporcionou a definição da organicidade estrutural requerida neste tipo de arquitetura, além de ter sido desenvolvido dentro dos princípios de eficiência energética e sustentabilidade.

A originalidade deste projeto está na definição de uma luz formatada de modo audacioso, estrutural e orgânica, caminhando com os pontos de luz através do telhado e das estruturas.

A luz definida não interfere no ambiente externo, onde jardins também circundam com o mesmo conceito de iluminação. Foram utilizados power leds, na versão E-27, de diferentes potências. Todos os aparelhos utilizados foram de sobrepor.

Este projeto também obteve o primeiro lugar nacional, graças a sua coerência com o conceito definido. O telhado tornou-se uma enorme luminária, através de reflexões em zonas definidas, proporcionando uma agradável sensação aos usuários.

Spa Pousada Carumbé - Serra do Cipó

Pousada na Serra do Cipo Foto Alexandre C. Mota - Aldeia©

Pousada na Serra do Cipo Foto Alexandre C. Mota - Aldeia©

P_L_518-419-E copy P_L_518-471-E copy P_L_518-491-E copy P_L_518-501-E copy P_L_518-505-E copy P_L_518-520-E copy P_L_518-526-E copy P_L_518-565-E copy P_L_518-594-E copy P_L_518-611-E copy

Pousada na Serra do Cipo Foto Alexandre C. Mota - Aldeia©

Pousada na Serra do Cipo Foto Alexandre C. Mota - Aldeia©

Pousada na Serra do Cipo Foto Alexandre C. Mota - Aldeia©

Pousada na Serra do Cipo Foto Alexandre C. Mota - Aldeia©

Pousada na Serra do Cipo Foto Alexandre C. Mota - Aldeia©

Pousada003b Pousada008b Pousada008c Pousada015b Pousada015c Pousada017c Pousada019b Pousada022c Pousada029c Pousada035c Pousada039c Pousada043c Pousada043e Pousada048e Pousada050c Pousada051e Pousada054c Pousada054e Pousada058c Pousada058e Pousada061e Pousada065c Pousada069_71_73 c fused-Int Pousada093e Pousada101e Pousada161d

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s