Iluminação de Jardim Residencial

No jardim da fachada principal dessa residência, localizada no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte, foi feita uma iluminação nas bases das palmeiras imperiais, de modo a desenhar os caules e suas texturas e abrindo o feixe de luz nas folhas, com diferentes temperaturas de cor, para a definir as suas perspectivas.

Neste jardim da fachada principal foram utilizadas lâmpadas CDMR P30 de 35 W e embutidos de piso em Leds de 6,5 W e temperatura de cor 3000 K. Dentro da postura da não poluição do céu, as folhas foram iluminadas sem causar ofuscamento e com o cuidado de evitar o excesso de luz, através da utilização das CDMR de 35 W, pelo pacote que oferecem, além dos leds de 6,5 W com 25 graus de abertura. Nas fotos, percebe-se nitidamente a textura dos caules, e em segundo plano, os detalhes da utilização dos leds de 3000 K em diferentes visadas.

No jardim dos fundos a piscina recebeu iluminação sub-aquática em leds RGB, obviamente com IP 68. A iluminação deste setor do jardim consiste apenas na iluminação das palmeiras e da piscina, o que cria uma ambientação extremamente agradável e cenográfica.

Ainda no jardim dos fundos, onde se encontram também palmeiras imperiais, frontais ao spa e a tela aramada da divisória da quadra de tênis, as palmeiras marcaram a passagem com iluminação diferenciada de cada lado,

O efeito das CDMR PAR 30 de 35 W, de um lado, e embutidos de piso de Halospots 111, com 24 graus de abertura do outro lado proporcionou o efeito de perspectiva espacial. De outro lado existe um jardim, onde encontramos imponentes uma escultura de um leão, junto a uma árvore frutífera típica da região, chamada jabuticabeira, além de um orquidário ao fundo e um paisagismo decorativo como complementação. Neste jardim foram utilizados somente leds, de 6,5 W na árvore e no orquidário, e de 4W nas plantas decorativas e ao longo do muro lateral.

Foram utilizadas somente peças embutidas no solo com IP (índice de proteção) 65 , em alumínio injetado. A iluminação foi desenhada de modo a criar ambientes agradáveis, sem ofuscamento e com qualidade de performance.

Nas plantas de menor porte, como a árvore frutífera, as plantas decorativas e as orquídeas foram utilizados os leds por não terem radiação ultra violeta e infra vermelho . Este aspecto é fundamental para a vitalidade das plantas.

O projeto não apresentou grandes dificuldades, pois esteve dentro do orçamento disponível e foi muito bem aceito pelos proprietários, satisfazendo plenamente as suas expectativas.

Cenografia e sofisticação, foram a base do conceito adotado para este projeto. Trata-se de um paisagismo de alta qualidade e de alto valor de implantação e a iluminação tornou-se muito adequada dentro do projeto paisagístico, especialmente por ressaltar os detalhes mais importantes deste, e cuidando para que não haja danos as plantas através da luz.

A utilização de dois tipos de luz em uma mesma palmeira criou a possibilidade de criar cenários diferenciados de visualização, conforme a posição do observador. As especificações foram elaboradas de modo a atender ao conceito de cenografia e sofisticação, dentro dos parâmetros de eficiência energética e sustentabilidade, procurando proteger as plantas de radiações nocivas.

O objetivo de criar um jardim que fosse belo também a noite foi plenamente alcançado. As peças de embutir no piso com design anti ofuscamento criou conforto para o espectador.P_E_640-001-E copy P_E_640-016-E copy P_E_640-019-E copy P_E_640-031-E copy P_E_640-041-E copy P_E_640-054-E copy P_E_640-056-E copy P_E_640-066-E copy P_E_640-071-E copy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s