Águas do Treme Lake Resort

O Aguas do Treme Lake Resort, possui avaliação cinco estrelas pela normatização internacional hoteleira.

A Capela de Santana, que faz parte do complexo. Trata-se de um projeto arquitetônico que é réplica de uma capela construída pelos colonizadores portugueses no estilo barroco, em meados do século 18. Como arquitetura, segue estritamente o projeto original, inclusive nos detalhes mínimos.

Luz e sombra são elementos essenciais do estilo barroco. Nos detalhes podem ser vistos a luz trabalhada junto com a sombra, convivendo entre si de forma dramática. A formação da cruz na fachada, desenhada pela sombra, faz com que a luz desenhe a arquitetura.

Em termos iconográficos, com este efeito a intenção era a de representar a luz divina que abre as portas e que estrutura tudo firmemente. Os campanários simbolizam o som do divino que repica nos sinos.

Áreas de circulação delimitam o pátio interno em estilo mouro, que serve de interligação entre as suítes. Nessa área encontram-se duas pias batismais barrocas do século 18 em pedra. A luz foi definida a partir de valorizar detalhes pontuais e de modo que as diferenças de iluminâncias, pudessem criar sensações de suavidade.

As piscinas interligam vários setores do resort: a sauna, os jardins, a descida para a sala de ginástica e de massagem, o restaurante, o bar molhado, (à direita, que tem a marcação de acesso através da luz azul), e demais espaços de convivência.

A entrada dos hóspedes tem a arquitetura contemporânea, onde se encaixa uma enorme pirâmide. Procurei trabalhar este elemento escultórico de modo conceitual, oferecendo ao hóspede a sensação de um enorme abraço de boas vindas.

Para ser fiel ao conceito de discrição e harmonia procurei trabalhar as paredes da entrada dentro dos princípios do yin-yang, com luzes que se encaixam e se complementam em sentidos opostos na mesma direção.

O objetivo do projeto luminotécnico era o de criar perfeita linguagem entre a luz e a arquitetura, dentro da classificação de cinco estrelas do resort, promovendo ao espaço caráter próprio, que pudesse no período noturno   atender as expectativas dos hóspedes. Além disso, foi muito importante seguir o conceito de harmonia, tanto entre os diferentes estilos de arquitetura existentes no complexo do resort, como também proporcionar aos hóspedes a mesma sensação de harmonia na sua fuga do cotidiano.

O projeto apresentou grande complexidade por existirem dentro do resort vários estilos de arquitetura, que deveriam manter-se em perfeita sintonia entre si e com a luz. De fato, podemos encontrar aspectos de arquitetura barroca, mediterrânea, moura e contemporânea. Não existiam ainda os leds de alta performance no mercado, portanto foram utilizadas lâmpadas halógenas refletoras em diversas fotometrias e graus de abertura e duas de vapores metálicos. Além disso o trabalho foi elaborado respeitando também aspectos decorativos, layouts e design de interiores. Com isso, o conceito de discrição e harmonia, foi plenamente alcançado.

A iluminação foi toda desenhada de modo a identificar-se com a arquitetura, obviamente não perdendo o foco no conceito e nos aspectos ambientais. Não ocorreram evidencias de ofuscamento e cintilação e a arquitetura foi iluminada convenientemente de acordo com os vários estilos presentes. A originalidade deste projeto encontra-se em vários desafios, porém especificamente pela variedade de estilos arquitetônicos, que deveriam estar em harmonia. As escolhas relacionadas a qualidade da iluminação no ambiente externo foram definidas principalmente pela qualidade fotométrica de lâmpadas e de peças, considerando que a implantação do resort deu-se em local alto, plano e desprovido de vegetação circundante. A arquitetura era em si mesma elemento também de ambientação externa.

O projeto de iluminação foi definitivamente exitoso, tendo sido premiado com o primeiro lugar nacional. A escolha dos aparelhos e das lâmpadas foi cuidadosamente estudada para chegar a solução final.

Projeto Luminotécnico do Águas do Treme Lake Resort

AGUAS TREME 12 AGUAS TREME 13 AGUAS TREME 14 AGUAS TREME 16 AGUAS TREME 17 AGUAS TREME 18 AGUAS TREME 19 AGUAS TREME 20 AGUAS TREME 21 AGUAS TREME 22 AGUAS TREME 23 AGUAS TREME 24 AGUAS TREME 25 AGUAS TREME 27 AGUAS TREME 01 AGUAS TREME 02 AGUAS TREME 03 AGUAS TREME 04 AGUAS TREME 05 AGUAS TREME 06 AGUAS TREME 07 AGUAS TREME 08 AGUAS TREME 09 AGUAS TREME 10 AGUAS TREME 28 Cópia de AGUAS TREME 11 Cópia de AGUAS TREME 09 Cópia de AGUAS TREME 10 Cópia de AGUAS TREME 28Selo Prêmio Abilux2006B

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s